Prêmio ABRAFAC 2020: Alex Ferreira Gonçalves, diretor de Operações da Engepred, fala sobre projeto vencedor
Infra

Destaque foi para o trabalho ‘The Dark Side of Home Office: Going Beyond the Myths’, na categoria Inovação Acadêmica

O diretor de Operações da Engepred, Alex Ferreira Gonçalves, foi um dos vencedores do Prêmio  ABRAFAC Melhores do Ano de 2020. O destaque foi para o projeto “The Dark Side of Home Office: Going Beyond the Myths”, na categoria Inovação Acadêmica.

“A motivação do trabalho era curiosidade de explorar o outro lado do home office. Os trabalhos acadêmicos antigos, mais tradicionalistas, avaliavam somente os aspectos positivos. A ideia era dar uma ênfase nesse equilíbrio, os pontos positivos e negativos da prática, antes da pandemia, porque o objetivo do trabalho era avaliar o impacto do home office, não como plano de contingência, mas como uma prática rotineira nas organizações”, afirmou o diretor, na cerimônia de premiação.

Confira a entrevista com Alex Ferreira Gonçalves:

Portal ABRAFAC – Em que consistiu o seu projeto denominado The Dark Side of Home Office: Going Beyond the Myths?

Alex Ferreira Gonçalves – Ele consistiu em uma pesquisa acadêmica sobre as verdades e mitos por trás da prática do Home Office.

Portal ABRAFAC – Como foi o processo de elaboração desse projeto?

Alex Ferreira Gonçalves – O projeto foi desenvolvido no segundo semestre de 2019, com uma pesquisa profunda da produção científica brasileira sobre o tema. Com base nesta etapa inicial, foi desenvolvido um questionário e enviado via web. Com base nas respostas de 374 participantes, utilizando ferramentas de análise estatística avançada, foi possível tirar algumas informações importantes sobre o Home Office.

Portal ABRAFAC – Que desafios foram enfrentados, sobretudo em meio à pandemia de Covid-19

Alex Ferreira Gonçalves – A pesquisa foi iniciada e finalizada antes da pandemia. Quando falamos de Home Office, podemos tê-lo como prática de contingência (como foi o caso da Covid-19) ou ainda como prática recorrente e consolidada dentro das organizações.A pesquisa foi desenvolvida analisando o Home Office como prática estabelecida, de forma a entender os diferentes impactos no trabalhador tais como: carga de trabalho, interação trabalho x família, isolamento social, uso de antidepressivos etc.

Portal ABRAFAC – Em sua visão, qual a importância do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano?

Alex Ferreira Gonçalves – Unir os profissionais em busca de troca de conhecimentos. Uma vez que compartilhamos boas práticas estamos construindo uma sociedade melhor, mais justa e mais sustentável.

Portal ABRAFAC – De que forma o destaque no prêmio contribui para o desenvolvimento de sua vida profissional, dentro do setor de Facilities?

Alex Ferreira Gonçalves – Por ser diretor de operações em uma empresa 100% nacional e familiar, é importante a premiação para mostrar o potencial das empresas nacionais e a vontade em profissionalizar cada vez mais a gestão.

Sobre a premiação

O Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano é realizado há 15 anos pela ABRAFAC – Associação Brasileira de Facility Management, Property & Workplace. O objetivo é promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor de Facility Management. Além disso, o prêmio estimula a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento.

Neste ano, foram 42 trabalhos inscritos, com representantes de seis estados no prêmio e mais de 5.500 votos feitos online, por conta da pandemia de Covid-19.

A cerimônia do 15º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano destacou os vencedores da premiação na noite de 05 de novembro de 2020. O evento foi transmitido ao vivo no YouTube da associação. A cerimônia de premiação pode ser acessada aqui.

Por Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação