O primeiro dia do 14º Congresso & Expo ABRAFAC, promovido pela Associação Brasileira de Facilities – ABRAFAC nos dias 1 e 2 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, encerrou em altíssimo nível com a palestra do especialista holandês Erik Jasper, da Planon Corporation, que discorreu sobre como as tecnologias de Blockchain podem ajudar a área de facilities.

Erik Jasper apresentou seu trabalho na Planon Corporation e falou sobre as tecnologias de Blockchain para a área de facilities. Além de listar as opções disponíveis no mercado, o palestrante também explicou as aplicações de cada ferramenta e os aspectos que devem ser considerados no momento da escolha.

“A parte importante do meu trabalho é pensar sobre o futuro e mudanças pelas quais a indústria está passando. Eu olho para frente, penso em tecnologias. Nós temos um software de informações sobre a parte corporativa. Somos uma empresa global, estamos considerando ser ativos no mercado brasileiro, por isso estamos aqui, além do convite da ABRAFAC”, disse.

A tendência dominante é a digitalização na construção de prédios. Todas as coisas que ouvimos falar aqui hoje foram feitas para que as pessoas trabalhem melhor, juntas e de forma produtiva. As tecnologias relevantes para o FM hoje são inúmeras, como blockchain, drones, redes sociais, inteligência artificial, robóticas.

A grande questão é como escolher essas tecnologias. É preciso pensar nos problemas que a empresa precisa solucionar, antes de pensar nas ferramentas que a companhia necessita.

A tecnologia permite automatizar decisões. Quem não opta por essa infraestrutura inteligente, tem muito mais coisas para pensar e fazer.

Ao final, Erik Jasper participou de um breve bate-papo com o presidente da ABRAFAC, Thiago Santana, respondendo a questões sobre a tecnologia na área de facilities.

Veja mais imagens em nossa página no Facebook
Hiperlink https://www.facebook.com/Abrafac/