Perfil ABRAFAC: Terezinha Santos, associada e premiada

“A ABRAFAC é importante como órgão representativo dos profissionais da área de Facility Management, tanto no Brasil quanto no Exterior. Promove a visibilidade e enfatiza a importância dos profissionais da área para as empresas promovendo também oportunidades para o benchmark e network entre os profissionais de Facility Management seja do Brasil, seja do exterior”.

A fala é da associada desde 2011, Terezinha Santos, que é ganhadora do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2015 com o trabalho acadêmico “Gerenciamento de Facilidades em Canteiro de Obras”. Além disso, faz parte do Conselho Deliberativo desde 2017.

“Através da realização de eventos com temas relevantes, a associação possibilita a aquisição e troca de informações entre os profissionais da área e permite também maior entendimento, por parte das empresas e público em geral, do significado e a da importância destes profissionais como fundamentais para a garantia da experiência do usuário, da melhoria da visibilidade e economia das empresas onde atuam”, afirma Terezinha.

No dia 19 de julho, a ABRAFAC completou 16 anos de atuação. Desta forma, homenageamos Terezinha Santos, que faz parte da história da associação há nove anos. Participando desde 2017 do Conselho Deliberativo da ABRAFAC, apoia as atividades da associação e faz parte do Grupo Mulheres de Facilities desde 2011.

Atualmente, Terezinha é sócia-proprietária da Universo Facilities, empresa de arquitetura corporativa, que fornece projetos de arquitetura corporativa, consultoria e cursos online de gestão de espaços corporativos para profissionais da área de Facility Management e arquitetos corporativos.

“Trabalhei na construtora alemã Hochtief do Brasil, atual HTB, de julho de 2006 a janeiro de 2008, como arquiteta responsável pela gestão e projetos dos espaços de trabalho da própria empresa. Em fevereiro de 2008, fui convidada a assumir a gerência da área de Facility Management, onde permaneci até dezembro de 2013 na gestão de serviços e gestão de espaços, sendo responsável pela implantação de filiais em São Paulo e Rio de Janeiro”, conta.

Além disso, em abril de 2014, Terezinha assumiu a área de Facility Management da Empresa francesa do setor elétrico Alstom Grid, onde foi responsável pela gestão dos serviços, implantação de procedimentos e reestruturação da área de Facility Management, o que permitiu maior controle e fluidez dos processos. Permaneceu até setembro de 2015.

“Com o intuito de ajudar os profissionais de Facility Management a melhorar a gestão dos espaços de trabalho, em 2017 abri a empresa Universo Facilities, consultoria, projetos e treinamentos no formato online, para que profissionais de Facility Management de todo Brasil tenham acesso ao conhecimento”, relata também.

Terezinha é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista em 1994, com MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2013. Além disso, é especialista em Projetos para Ambientes de trabalho (Gepr. ArbeitsplatzExpertin – MBA) pela Mensch & Büro die Akademie – Alemanha em 2017.

Facilities e carreira

A profissional conta que trabalhou em grandes empresas multinacionais, onde teve a chance de implantar procedimentos operacionais e promover melhorias nos espaços de trabalho.

“Esse conhecimento obtido ao longo da minha carreira corporativa como Gestora de Facilities e Workplace, especializada em projetos de espaços corporativos, e a necessidade de valorizar a atuação estratégica dos profissionais da área de Facility Management em suas empresas, me incentivou a compartilhar meus conhecimentos como arquiteta corporativa aos profissionais da área de Facility Management tanto com conteúdo gratuitos disponíveis em mídias sociais como Youtube e Instagram, quanto em meu curso online de gestão de espaços para facilities”, detalha.

Na visão de Terezinha, o setor de Facility Management é a área chave para o bom funcionamento e desempenho das instalações da empresa. É responsável pelas atividades operacionais, táticas e estratégicas que vão garantir o bem estar e segurança dos colaboradores assim como a saúde financeira da organização, pois faz a administração de todos os serviços que sustentam o negócio principal, integrando processos, pessoas e instalações físicas.

“As pessoas são os maiores valores de uma empresa, portanto, cuidar para que estas pessoas trabalhem em ambientes seguros, saudáveis e adequados para o bom desenvolvimento de suas atividades, promovendo a produtividade e o bem estar é fundamental e, a área de Facility Management, é responsável por promover esta experiência aos usuários. Sendo assim é importante frisar que o profissional da área seja e esteja sempre preparado e atento a novos conhecimentos, troca de informações e as novas tecnologias”, finaliza Terezinha.

Por Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação